bannertv

 Branco, Amarelo, Azul Claro, Verde, Magenta, Vermelho, Azul-escuro…. Quem não se lembra? Claro, nos dias de hoje, essa imagem de bandeira ou cortina, que dava inicio e término às emissões da Televisão Experimental de Cabo Verde, quase não aparece no aparelho recetor em casa. A caixa mágica funciona com emissão de 24 horas e faz parte da realidade dos cabo-verdianos desde 1984. Hoje o mercado televisivo do país está segmentado em dois:

Operadores de Sinal Aberto
Record Cabo verde

record 700x525Canal privado de Cabo Verde que pertence à Rede Record, grupo brasileiro. Trata-se de um canal generalista com uma forte vertente de entretenimento e religioso (período noturno). Aposta nos produtos da Rede Record do Brasil. Iniciou a emissão em 2007.

RTP África – Radio Televisão Portuguesa África

Logo RTP ÁfricaCanal internacional com programação e informação generalista; tem como objetivo estabelecer ligação entre Portugal e os PALOP’s, e promover a língua Portuguesa. A emissão é de 24 horas por dia.

Televisão de Cabo Verde

logo tcvCanal público de âmbito nacional tem como principal missão prestar o serviço público. A TCV é de programação generalista com transmissão 24 horas por dia.

Televisão Independente de Cabo Verde (TIVER)

tiverCanal de televisão nacional privado. Aposta numa programação variada com notícias e entretenimento. Com emissão de 10 horas diárias. Está no mercado nacional de Comunicação Social – televisão – desde 2007.

TV5 Afrique

220 logo TV5 monde afrique Canal internacional de origem francesa é um dos cinco instrumentos da francofonia - comunidade que Cabo Verde faz parte de desde 1996. Possui uma vertente informativa, com jornais de duas em duas horas, assim como a difusão dos jornais da Suíça, Bélgica e Canadá. A informação constitui uma das características desta televisão.

 

Operadores em Sinal Condicionado
Boom Multimédia (DVB-T)

boomtvA Boom Multimédia é uma empresa de investimento chinês, que iniciou atividade em 2006. A tecnologia utilizada é o DVB-T por emissão de um feixe digital com captação por uma antena

CV Multimédia

logo ZAPA Cabo Verde Telecom, empresa de telecomunicações (telefonia fixa, móvel e de internet) de capital luso cabo-verdiano, criou em 2006 a CV Multimédia para gestão dos seus negócios no ramo da internet e audiovisual (televisão por assinatura). O serviço de internet está disponível no mercado desde de 1998, a televisão por assinatura iniciou-se em junho de 2006, como experiência piloto, que veio a culminar com a ZAP.